DICAS PROFISSIONAIS

O Ph DO CABELO

O pH, Potencial Hidrogeniônico ou Potencial Hidrogênio Iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que o pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é alcalina (básica) e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.

O pH Natural do cabelo, bem como da pele humana gira em torno de 4,5 à 5, 5, ou seja, ligeiramente ácido, essa acidez natural faz parte da formação do manto ácido e é responsável por impedir a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. O estado dos cabelos nesta escala do pH é saudável e suas cutículas (escamas) são fechadas.

Quando se tem por objetivo modificar a estrutura externa e interna dos cabelos é necessário abrir as cutículas dos fios a fim de penetrar até o córtex dos mesmos. Para isso utilizam-se produtos com pH com nível de alcalinidade mais elevado.

Já quando se deseja tratar e fortalecer os cabelos é necessário à utilização de produtos ácidos que tem ação adstringente, neutralizando os efeitos da desestruturação, deixando os cabelos com brilho, balanço, tratados e maleáveis.

O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.


CURIOSIDADES

1- pH do cabelo 4, 5 à 5,5.
2- pH da pele 5,5.
3- pH da água quando sai da torneira de 8,0 à 9,0. 
4- pH da saliva 7,0.
5- pH ácido, cutículas fechadas.
6- pH alcalino, cutículas abertas.